Modelo de currículo pronto

Modelo de currículo pronto: O que alterar para ter um diferencial? O currículo é seu cartão de visitas quando você está procurando vagas no mercado de trabalho. Muitas vezes também é sua única chance de causar uma primeira boa impressão. Com todas estas responsabilidades, o currículo deveria ser produzido com muito mais cuidado.

Vamos entender mais sobre os currículos e como fazê-los, dependendo do tipo de emprego que você deseja encontrar.

Currículo: muito mais do que um raio X da sua carreira

modelo de currículo pronto

Muitas pessoas acham que o currículo pronto só deve conter o que a pessoa já fez, e isto deixa os jovens, de pouca ou nenhuma experiência, em franca desvantagem em relação aos mais experientes. Acontece que o mercado mudou, e o que você fez tem igual importância com seus planos para o futuro.

Especialmente se você está desempregado há algum tempo é importante mostrar quais são seus objetivos ao se candidatar a determinado emprego. Com a era digital em nossas mãos, o currículo padronizado e xerocado milhares de vezes perdeu espaço para verdadeiras cartas de apresentação, que abusam da simplicidade e das colocações certas para chamar a atenção dos selecionadores.

Nem todos usam este tipo de currículo pronto ainda, o que será uma vantagem adicional para você que está mais atualizado.

Antes de começar a reescrever seu currículo, é importante entender em que situação está sua carreira atual e qual seu desejo em relação a ela. Você está no caminho certo, buscando especialização e reconhecimento na área que já atuou? Seria você um jovem profissional em início de carreira, adaptados as novas tecnologias e cheio de vontade de aprender? Ou ainda alguémque já tem ampla experiência de mercado, mas que está adentrando uma nova área de atuação?

Ao contrário do que se acreditava antes, hoje em dia nunca é muito tarde para começar de novo. Novas carreiras podem ser tentadas e você terá vantagens se as áreas forem correlacionadas, já que profissionais multidisciplinares são uma grande tendência no mercado.

Além disso, as capacidades pessoais são tão importantes quanto credenciais de experiência e de conhecimento acadêmico. Muitas vezes vale mais a pessoa mais adaptada a filosofia da empresa do que a considerada mais capacitada, já que mais ninguém atual sozinho hoje em dia.

Todas estas novidades do mercado precisam ser refletidas em seu currículo, independente da vaga a qual você está se candidatando.

O que colocar e o que não colocar no currículo

Para facilitar a construção de um currículo personalizado, seguem algumas regrinhas simples a serem aplicadas em um currículo pronto, que vão fazer com que você passe o diferencial necessário para ser chamado para uma entrevista:

  • Não coloque Curriculum Vitae ou currículo no título: os selecionadores estão visualizando currículos todo o dia, o dia todo. Você realmente acha que eles precisam que o titulo diga Curriculum Vitae para que eles saibam do que se trata? Mesmo em uma empresa pequena, uma olhada rápida no documento já consegue identificá-lo sem o título. Dê destaque ao seu nome, pois isto facilita a localização do seu currículo.
  • Reformule a parte de objetivos: no seu currículo pronto atual, você colocou que seu objetivo é desempenhar o melhor trabalho possível? Toque agora mesmo! Seu objetivo é a sua meta de carreira, no que você deseja se especializar, e como este emprego vai te ajudar em relação a sua meta a longo prazo. Se você ainda não tem uma meta a longo prazo, é uma boa ideia começar a pensar nela.
  • Onde você colocou suas habilidades não acadêmicas? Suas habilidades inatas, como facilidade de comunicação, pró atividade e facilidade de trabalho em grupo) estão lá no final do seu currículo ou nem aparecem? Coloque estas informações, que estão se tornando cada vez mais importantes, logo depois da suas experiências e da sua escolaridade.