PIS 2016, saiba tudo sobre o abono salarial

PIS 2016, saiba tudo sobre o abono salarial – O programa de interação social (PIS) vem ajudando muitos trabalhadores brasileiros com o pagamento anual no valor de um salário mínimo para aqueles que estiverem enquadrados nos requisitos impostos pelo Governo Federal. No ano de 2015, infelizmente o Governo fez algumas mudanças no programa, mudanças essas que acabaram trazendo revolta para muitos trabalhadores que foram pegos de surpresa. Entenda mais tudo sobre o PIS 2016 e como participar desse programa social.

Índice do Artigo

O que é PIS?

A sigla PIS significa “Programa de integração Social”. O programa paga o valor de um salário mínimo para aqueles que cumprirem todos os requisitos. Todos os cidadãos podem participar tanto aqueles que trabalham em empresa privada quanto aqueles que estão no setor público. Para trabalhadores que estão atuando no setor público, o benefício é chamado de PASEP.

O PIS 2016 é administrado pela Caixa Econômica Federal, já o PASEP é gerido pelo Banco do Brasil. Ambos requisitam as mesmas coisas do trabalhador para ter direito ao saque.

O PASEP é pago de acordo com o final da sua inscrição no benefício, já o PIS pago de acordo com a sua data de aniversário.

PIS 2016.

Quem tem direito ao PIS 2016?

Para ter direito ao PIS 2016 é necessário que os trabalhadores se enquadrem em todos os requisitos a seguir:

  • Ter pelo menos 5 anos de cadastro no PIS;
  • Ter a RAIS (Relações Anual de Informações Sociais) entregue dentro do prazo estipulado;
  • Ter recebido até dois salários mínimos;
  • Pelo menos 30 dias trabalhado registrado no ano anterior;
  • Pagamento do PIS 2016 será proporcional ao tempo trabalhado;

Como se pode observar, a única mudança que teve no PIS 2016 foi que os trabalhadores não receberão o valor de um salário apenas se trabalhar por pelo menos 30 dias, o valor do PIS 2016 será pago de acordo com o tempo trabalhado, ou seja, será proporcional. O Calendário do PIS 2016 será o mais aguardado de todos os tempo, fique atento.

PIS 2016

O PIS 2016 pagará o valor de um salário mínimo.

No ano de 2015 não houve o convênio PIS empresa e o pagamento foi feito para todos conforme data de nascimento, mas acredita-se que foi por conta da atual crise que vem assombrando o Brasil. O pagamento do abono de 2015 teve que ser dividido em duas partes: Os nascidos entre janeiro a junho, só recebem no começo de 2016, os demais ainda receberam em 2015.

O pagamento do PIS 2016 será mais uma vez fracionado da mesma forma que o de 2015. Veja abaixo o calendário do PIS 2016-2017.

calendario do pis 2016