Agendamento Biométrico

Agendamento Biométrico – A biometria é um dos meios de criptografia mais seguros até então. Essa chave é ligada diretamente à impressão digital de um indivíduo.

Atualmente, até os smartphones já estão equipados com essa segurança, bancos também já estão usufruindo, pois a senha numérica já não é tão segura o bastante para guardar informações sigilosas ou para autenticações.

Após diversas fraudes no sistema de votação (nas eleições brasileiras), o TSE decidiu realizar o cadastro da biometria de todos os eleitores, essa forma foi a mais eficaz até agora e todo o procedimento está sendo realizado com o Agendamento Biométrico nos postos de cada município.

Índice do Artigo

Como fazer o título de eleitor

Documento de fundamental importância para o povo brasileiro. É com a ajuda do título de eleitor que a democracia no brasil vem se fortalecendo, pois dá direito ao cidadão a escolher quem será o responsável por gerir a sua cidade/estado/país.

O Título de eleitor deverá ser feito pessoalmente no cartório eleitoral do município do cidadão. Atualmente, quando o título for solicitado, não será

necessário fazer o Agendamento Biométrico, pois todo o procedimento será feito no ato da emissão do documento.

Documentos necessários:

Os documentos listados a seguir são importante para fazer o Agendamento Biométrico e solicitar o título de Eleitor. A falta de algum dos documentos

abaixo implicará a não confecção do documento.

Carteira de habilitação (CNH), nem o novo passaporte serão aceitos como documentos.

 Carteira de Identidade (RG);

 Carteira de trabalho;

 Certidão de nascimento/casamento;

 Certidão de quitação de serviço militar;

 Comprovante de residência.

A certidão de quitação de serviço militar só será obrigada para homens e poderá ser solicitada na Junta de Serviço Militar em quaisquer das Forças Armadas.

A partir dos 16 anos o cidadão já poderá tirar o título de eleitor e votar, porém, ainda não é obrigatório (apenas a partir dos 18 anos).

Agendamento Biométrico como fazer

Como já explicado acima, essa foi a medida de segurança encontrada pelo TSE para evitar as fraudes em diversas cidades brasileiras. Após uma investigação, foi encontrado uma grande de fraude que poderia eleger um prefeito (a depender da quantidade de habitante do município).

Essas fraudes acabarão após todos os cidadãos passarem pelo processo de Agendamento Biométrico. O agendamento será realizado no TRE, no município do eleitor. Veja a seguir os documentos necessários.

 Título de eleitor;

 RG/CPF;

 Comprovante de residência.

Para mais informações, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu município ou ligar nos telefones disponíveis nos respectivos sites.